A Dimensão Imaterial do Habitar e Construir Indígenas



equipe

Somos uma equipe composta por arquitetos e antropólogos interessados nas discussões sobre as construções e as formas de habitar indígenas. Nos enxergamos como mediadores de um encontro histórico e necessário, entre acervos etnográficos e sujeitos indígenas, e, de quebra, fomentamos um assunto pouco discutido, que importa para os sujeitos das memórias e para os pesquisadores e agitadores dessa iniciativa.

Somos Daniela Moro, Florêncio Rekayg Fernandes, Gabriel Tomich, Ingrid Schmaedecke, Marina Oba, Otto Braz, Leon Reinstein, Sabrina Talita Szulek, e os membros do Museu Paranaense Brunno Douat e Josiéli Spenassatto. Tivemos o prazer de realizar este projeto, selecionado na área de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, na categoria Inventário Preliminar de Bem Imaterial Geral, vinculado ao Programa de Apoio e Incentivo à Cultura do Fundo Municipal de Curitiba.

Gostaríamos de agradecer a todos e todas que participaram do cerne deste projeto: Antônio Sora Felipe, Claudemir da Silva Xetá, Dival da Silva Xetá, Elias Fernandes Cordeiro e Judite Fygso Fernandes. Somos gratos a todo o povo Kaingáng, a todo o povo Xetá e a todo o povo Guarani do estado do Paraná.

Também ressaltamos aqueles e aquelas que atuaram no projeto de outras formas, como Ana Ozaki, Camila de Andrade, Christiana Vieira, Fabiane Lima Ferreira, Gabriela Gonçalves, Lucas Douglas de Barros Felix, Julia Brasil, Radmyla Nunes, Thiago Benucci e professores Xetá da Terra Indígena São Jerônimo.

E àqueles e àquelas que são queridos por todos nós e que fortaleceram nossos ânimos no percurso de realização deste projeto, nosso muito obrigado(a): Bernardo Stumpf Rodrigues, Ayla Krig Si Wollinger Fernandes, Duane Kógre Wollinger Fernandes, Kayru No Sá Wollinger Fernandes e Fabieli Wollinger de Almeida Fernandes.